segunda-feira, 21 de março de 2011

Carnaval

Há algum tempo vinha sido incomodada por Deus em relação ao marasmo espiritual, ao comodismo, a situação que a Igreja de hoje se encontra, que é em tese: trancada entre quatro paredes, esperando que os 'necessitados' venham à Ela, e, enquanto isso não acontece, Ela os critica.

Totalmente diferente daquilo que Jesus - Aquele que nós dizemos ser nosso MESTRE - fez e arquitetou para Sua Igreja. Afinal de contas, a ordenança Dele foi: "IDE E PREGAI". E não: "ESPEREM QUE OS NECESSITADOS PROCUREM A IGREJA!".
Também se prestássemos atenção na maneira que Ele agiu e com quem Ele andava e se preocupava, vamos notar que estamos ligeiramente - se não, absurdamente - equivocados.

Pois bem, essa situação por algum tempo incomodou meu coração e foi alvo de discursos, pregações e até textos que compartilhei aqui. Acontece que as coisas começaram a mudar... (Novamente essa palavra!)

E esse ano, depois de muitos anos, tive a oportunidade de passar um carnaval fora de um Retiro Espiritual. Confesso que no início essa idéia me assustou e até me incomodou, mas fui lembrada - quase com uma surra - dos meus discursos, textos e pregações dos últimos tempos e o Espírito Santo falou ao meu coração: "Que tal pôr em prática o que você tanto pregou?"

E assim, lá fui eu passar o carnaval em Recife com os parentes do meu marido. Na mente eu pensava: " Senhor, eu quero ser usada, mas mostre-me como!". Pois não queria ser vista como mais uma "crente chata", nem queria apenas falar de Jesus, pois isso - vá por mim - já tem aos moooooontes!

Muitas vezes nós cristãos, queremos evangelizar, mas perdemos as oportunidades que Deus nos dá. O fato é que Deus quer nos usar da maneira, no momento e do jeito Dele, não do nosso. E por vezes, por estarmos em um lugar diverso do que temos costume, onde muitas vezes vimos e ouvimos coisas que não nos agradam, simplesmente nos fechamos, criticamos, julgamos e nos esquecemos de fazer o principal: ser testemunha do amor de Deus.
Jesus fez isso com excelência: com Maria Madalena - a prostituta; Zaqueu - o mau caráter; jantando com os fariseus, etc. Independente do local, ele era testemunha do amor de Deus.

Pois bem, na terça feira de carnaval, fui conhecer Olinda e seu carnaval cultural. Fui com mais 2 casais. Chegando lá estranhei; uma mu-vu-ca ma-lu-ca! Mas logo, me "acostumei" e até gostei do que vi. (Desfile dos bonecos de Olinda; o povo fantasiado; as troças...)

Depois de brincar voltamos pra casa, e uma pessoa que tinha ido conosco fez o seguinte comentário: "É... amanhã volta tudo ao normal. Os problemas, o inferno." - Essa pessoa passa por serio problema familiar -.

Foi aí que o Espírito Santo disse: "É agora, sua vez!". Aí eu tive a oportunidade de dizer que era bom brincar o carnaval, curtir, se divertir ( e por incrível que pareça essa pessoa era a que aparentava mais felicidade), mas que o mais importante era ter a paz no dia seguinte; era ter a certeza que a felicidade e a alegria não iam embora junto com o carnaval, e que apesar dos problemas - afinal, quem é isento deles? - a maior alegria era ter a certeza que não estamos sós, que somos felizes e realizados por termos um relacionamento com um Pai que cuida e se preocupa com cada um de nós. E essa alegria, festa nenhuma, bebida nenhuma, fantasia nenhuma, dinheiro nenhum poderia proporcionar.

A pessoa abaixou a cabeça, ensaiou um choro e depois foi embora.

Sei que para alguns de vocês isso pode ter sido "nada". Sei também que isso é o mínimo diante daquilo que Deus tem reservado para mim e para cada um de nós. Mas tenho a certeza que a semente foi plantada e que dei o ponta pé inicial, saindo um pouco da teoria e partindo de fato à prática.

É muito bom participar de um Retiro Espiritual de Carnaval, afinal de contas nos reabastecemos espiritualmente. Eu que o diga! Já passei ótimos momentos em vários.

Mas, pra mim, foi muito melhor já estar abastecida e servir como fonte abençoadora às vidas que necessitam do amor de Deus. Sei que o melhor de Deus ainda está por vir, e aguardo por ele ansiosamente! Quero ser usada nos locais mais inusitados, para servir as pessoas mais diversas, nos momentos e da maneira que Deus quiser e mandar!

E pra encerrar um trecho de uma música de Ana Paula Valadão:

"Eu vou prosseguir, cheguei até aqui e não vou desistir
Eu viverei e cumprirei os propósitos de Deus pra mim!"

Esteja atento às oportunidades que Deus tem te dado pra ser usado por Ele.
Ele quer e pode fazer muito mais através da sua vida!

3 comentários:

Gleise disse...

Tem uma música de Paulo Baruk que gosto muito que diz:"...cada vez que passo a passo eu chegar em algum lugar, seja a tua voz ,sejam os teus olhos,sejam os teu pés...eu quero te srvir, eu quero te obedecer, viver Tua vontade refletir Tua verdade,te honrar como minha vida, em tudo te adorar..." Glória a Deus pois tenho visto as promessa Dele se cumprindo na vida da minha familia, e você filhotinha, é uma delas...Te amo muito

Juliano disse...

Quando penso em Tudo que vivemos dentro da "Igreja" das nossas reuniões em que diversas vezes saíamos afoitos para pregar pras pessoas, que diversas vezes, paramos algumas na rua e falamos do Amor do Pai.. quanta saudade! isso teria que ser sempre! Eu GLorifico a Deus por sua Vida, minha amiga, por teus olhos espirituais estarem atentos, sei que muito em breve, você e seu esposo poderão proclamar em alto e bo som: " EU E MINHA CASA SERVIMOS AO SENHOR " Deus Continue te usando! Bençãosss!

Marcinho disse...

A colheita está aí..
Preparai o caminho diz o Senhor.
Deus continue a usar sua vida!
Te amo