segunda-feira, 10 de maio de 2010

O trabalho que resulta da fé

Bom dia galera!
Primeiramente, agradeço aos acessos e comentários.
O texto dessa semana foi escrito pelo meu irmão Neto.
Que sejamos abençoados!




“... o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.”. (I Ts. 1:3)


É comum encontrar essa tríade fé – esperança - amor no novo testamento. Digo comum pelo fato de ser evidente todas as tribulações, angústias e tristezas que os apóstolos e evangelistas da época de Paulo passaram.

A fé produz ação. Não existiu e continua não existindo outra forma de acreditar que a obra que se realiza no Reino de Deus vai dar certo se não houver fé. A fé é a força-motora que é responsável por dar vida às ações.

Trabalhando, pois pela fé, precisamos ser motivados por algo. Este seria o amor. Não cabe aqui descrever que o amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta, pois já entraríamos em outro assunto. A questão é colocar o amor em sua função mantedora. Como se fôssemos um time e o amor fosse o treinador.

Tudo isso é sustentado não por um otimismo ilusório sem fundamento, mas sim pela firme confiança que temos em nosso Senhor Jesus Cristo. É o que nos faz perseverar, ter paciência, esperar, descansar, confiar. Entender que por mais que todas as coisas estejam desabando há algo melhor preparado pra nós.

Todavia, o que aconteceu com o empenho e a força proveniente da fé que existia no passado. Apagou-se com o tempo? Foi consumido pela modernidade? Se a própria Bíblia (que é a palavra de Deus) nos traz que o mesmo Deus é o que opera tudo em todos (I Co. 12:6), como então dizer que a fé do passado não pode ser a mesmo dos nossos tempos? Na época de Paulo, os ministros do evangelho estavam dispostos a abrir mão de suas famílias, de suas casas, de um bom e estável emprego, de uma formação educacional decente. Tudo por amor a Cristo, para que a vida de Jesus fosse expelida através deles. E hoje quando Deus nos pede um instante em sua presença, será que não relutamos em desligar a TV, sair da internet ou deixar de fazer qualquer outra coisa para termos mais comunhão com o Pai? Por que insistimos em ter mais respeito e temor à pessoas como nós do que para com Deus? O Criador é menos importante? É interessante quando observo a hipocrisia de alguns ‘cristãos’ em criarem justificativas para se safarem das tarefas do reino. Se em seu emprego, seu patrão te ligar a qualquer hora do dia alegando uma emergência no seu local de trabalho, você não teria de ir? Então porque é que não atendemos as chamado de Deus? Por que nossos empregos, ocupações, satisfações e cansaços insistem em ficar sempre acima do relacionamento com o Senhor?

Isso me leva a pensar que na maioria das vezes nos empenhamos para um propósito errado. Motivamos-nos para algo que Deus nem se importa tanto assim, e nos esquecemos do essencial. Aí é que entra a força motivadora do amor. No evangelho de Marcos no capítulo 12, versículos 30 e 31 nos diz que a nossa motivação deve ser Deus em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR, acima de tudo e de todos. Depois disso devemos nos lembrar de todas as pessoas como nos lembramos de nós mesmos. O nosso principal objetivo não deve ser de querer abarrotar as Igrejas, ‘inchando’ com pessoas. Mas sim de fazer com que Deus sinta-se satisfeito com nós mesmos para termos condições de acolher e cuidar dos feridos.

Nessa trajetória, muitas coisas, muitas mesmo... parecerão difíceis ou até mesmo impossíveis de serem realizadas. Aqui é que se encaixa a perseverança baseada numa esperança única: Jesus. Não há mistério algum, não há outra solução, não há outra alternativa. Quando tudo estiver escuro, sem explicação, alucinante, desesperador, um fracasso... “Deleita-te, pois no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração (Sl. 34:7).
Que a fé nos dê força, que o amor nos motive e que mantenhamos nossos olhos, corpos, almas, mentes e corações voltados para a Única e Maior Esperança.

3 comentários:

Juliano disse...

Eita! que Coisa boaa! Levar tanta Chicoteada! è Verdade! O Ativismo Muitas vezes, a MAIORIA delas, tem nos tirado a visão do que é mais importante no Reino. Precisamos sempre parar, pisar no freio olhar pro Alvo e Seguir.
> Deus Abençoe sua vida, meu amigo! Você é uma grande benção nas nossas vidas! que a Cada dia o Pai possa lhe abençoar, cuidar de você! e que este Ministério que Ele institui pra tua vida, Glorifique-o em Tudo. Grande Abraço.

Unknown disse...

Amém, Ele nos dará. =)

Muito lindo seu blog Tita. Que você e Netinho continuem usando, aperfeiçoando e multiplicando o dom que Deus deu para vocêes.. Vocês são especiais... (mesmo tita sendo flamenguista doente.. :P)

Parabeeeens, e que Deus os abençõe grandiosamente. =]
Abraçooos...


Ps: Foto de Neto, todo lindo s2.

Anônimo disse...

Eeeeeeiiiiiiitaaaaaaaa que não tem mãe mais orgulhosa que eu não!!!!!!
Deus não poderia me dar presente maior que esse meus filhos. Glória a Deus por isso!!
Que o Senhor continue a derramar unção sem limites sobre sua vida, filhão!
O mesmo profetizo pra você minha filhotinha linda!!
Amo vocês!!!