sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Espelhos de Cristo


“E todos nós, com a face descoberta, refletimos como por um espelho a imagem do Senhor, e somos transformados de glória em glória na mesma imagem, pelo Espírito do Senhor...”. II Co. 3.18

Um espelho é uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão. Todos nós sabemos pra que serve, e com que intuito utilizamos um espelho.
O texto nos diz que nós, refletimos, como um espelho, a glória do Senhor. Gostaria de ressaltar alguns pontos que precisam ser verdadeiros em nossa vida para que possamos refletir a imagem do Senhor.

1) HUMILDADE: Reconhecer quem somos. (Face descoberta)
Para refletirmos a imagem do Senhor, o primeiro passo que precisamos dar é estar com a face descoberta.
Estar com a face descoberta fala de humildade. A Bíblia nos relata que Moisés pediu para ver a Deus, e depois dessa experiência, o rosto dele brilhava tamanha a glória de Deus. A glória era tanta, que as pessoas não conseguiam olhar para Moisés, foi necessário que ele colocasse um véu sobre seu rosto.
Acontece, que com o passar dos dias, o brilho do rosto de Moisés acabou, porém, ele continuou com o véu sobre seu rosto, para forjar que a glória de Deus continuava sobre o seu rosto.
Estar com o rosto descoberto, então, significa que precisamos estar despidos de nossas pretensões, vontades, orgulho para que, enfim, Cristo possa resplandecer através de nós. Em pessoas/corações orgulhosos, presunçosos, pretensiosos, auto-suficientes, mentirosos, a imagem do Senhor não poderá nunca ser refletida.
É preciso que tenhamos um coração contrito e quebrantado, que reconhece a soberania de Deus, que reconhece que é dependente.
A nossa glória é fazer com que o Senhor seja conhecido e glorificado. Fomos criados para louvor do Senhor, e se não estamos desempenhando bem este papel, não conseguiremos desempenhar nenhum outro mais.
O Senhor precisa limpar nossas vidas, retirando de nós tudo que é impuro, tudo que tem atrapalhado de refletirmos a imagem Dele.

2) POSIÇÃO: Estar voltados para Ele. (Contemplar a imagem)
Um espelho só reflete a imagem que está ao seu alcance. Que está próximo/ em sua frente.
Essa verdade é bem clara. O espelho só consegue refletir a imagem de algum objeto, se o objeto estiver na direção do espelho. Não sendo assim, será impossível fazer com que a imagem seja refletida.
E isso se encaixa em nossa vida espiritual. Nós só conseguiremos refletir a imagem do Senhor se estivermos voltados para Jesus Cristo. É impossível refletirmos a imagem no Senhor se não estivermos voltados para Ele, se a nossa visão e coração não estiverem Nele, se as nossas expectativas não estiverem Nele.
Se não estamos refletindo a imagem do Senhor, pode ser um problema de posição. Qual tem sido a nossa posição? Será que estamos voltados para Cristo, ou estamos distantes?
Podemos estar voltados para outras coisas, tais como família, estudos, trabalho...
Mas o fato é: Deus mais do que ninguém, e isso inclui você, sabe de suas necessidades. Sabe do quanto precisa de um emprego, quão importante é que conclua uma faculdade, o quanto você precisa dar assistência à sua família... Mas nada disso pode ocupar a prioridade de seu (nossos) coração (ões). Precisamos nos posicionar de tal maneira que tenhamos Deus, e apenas Deus como centro de nossas vidas.
A palavra é clara: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.”.
Mas temos um sério problema quanto à dependência; queremos ser auto-suficientes com a ilusão de que conseguiremos lidar com todas as coisas, quando na verdade não precisamos ser assim ou ter essas preocupações/ pretensão. Precisamos apenas nos voltar para Deus, colocando-O como prioridade.
Se quisermos refletir, a imagem do Senhor, para as pessoas que ainda não O conhecem, precisamos estar voltados para Ele.

3) APROXIMAÇÃO: Uma questão de relacionamento íntimo.
Uma vez voltados para o para Jesus, precisamos dar mais um passo, que é o passo da aproximação.
Se o objeto estiver voltado para o espelho, a imagem será refletida; mas a distância que há interfere diretamente na reflexão. Se o espelho estiver voltado para o objeto, obviamente haverá a reflexão da imagem, porém, se o espelho estiver distante, a imagem refletida não será nítida.
Isso significa que apenas estarmos voltados para Jesus, não é suficiente. Nós precisamos refletir a imagem Dele, com nitidez. E para isso, precisamos aprender a investir em nosso relacionamento com Ele. É uma questão de intimidade, de convivência, de aproximação.
É um fato notável que os filhos refletem além do que carregam em seu DNA, os hábitos, manias, jeitos específicos de seus pais. O jeito de falar, andar, brincar, etc.
As características do DNA, vão sempre existir, pois é sangue do mesmo sangue. Agora, as demais características, são refletidas por conta do convívio que há. Por exemplo, quando alguém liga para minha casa, dificilmente as pessoas acertam quem atendeu ao telefone, se foi eu ou a minha mãe. Quem olha pra mim, vê muito dela. Muitas manias, jeitos dela são percebidos em mim, e isso acontece por causa de nosso convívio.
E da mesma forma é conosco em relação a Deus. Se nós não refletimos, os hábitos, palavras, atitudes de Cristo, significa que estamos longe Dele. É preciso que aprendamos a investir em nosso relacionamento com Deus. Que nos aproximemos Dele, com sinceridade e inteireza de coração.

4) TRANSFORMADOS!
Quando damos estes três passos, começamos a ser transformados. Mas não apenas “transformados”... Nós somos transformados na mesma imagem em que contemplamos e refletimos. Somos transformados para parecermos com Jesus!
As nossas imperfeições darão lugar às perfeições de Deus.
Não há a possibilidade de estarmos, verdadeiramente, com Deus e sairmos sem sermos transformados.

5) PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.
Com isso, a nossa vida será canal da glória de Deus. Por onde passarmos será liberada através de nós, a glória de Deus. Seremos testemunhas vivas de Cristo, de quem Ele é, do que Ele faz e pode fazer.
Cristo em nós, a esperança da glória! Para que haja a esperança da glória de Deus, nós precisamos ser testemunhas Dele. Ser espelhos que refletem com nitidez e verdade a imagem de Jesus. Não espelhos que refletem uma imagem denegrida, espelhos que denigrem a imagem imaculada de Jesus – como há tantos “crentes” por aí -. Jesus não precisa mais de espelhos fajutos, que fazem com que sua reputação seja desonrada, mas precisa de espelhos, testemunhas leais, verdadeiras, que façam que o nome Dele seja exaltado, honrado e respeitado!

Louvado seja Deus!

Nenhum comentário: